domingo, 28 de maio de 2017

A Origem


Sou Ingrid Lima, Filha de uma Enfermeira mais brava que o mar e de um Taxista com habilidade nata para os números e violência. Tinha treze anos, quando um mergulhador, e dois biólogos, mesmo sem saberem, inspiraram-me para o resto da vida, que até então, estava longe do mundo acadêmico. As imagens de um mergulho produzidas por Lawrence Wahba, a aula prática a sombra de uma árvore do Instituto Brennand ministrada pelo professor de biologia Magno Reis, e um artigo na revista CHC lido na biblioteca da Escola Pública Historiador Pereira da Costa do Biólogo Salvatore Siciliano sobre a ciência que estuda a vida, despertaram meu amor pela biologia. 

O por quê de "Starfish": além de ser um dos primeiros nomes de minha banda favorita, significa Estrela-do-Mar, um equinodermo que mesmo se ficar com apenas um de seus pés ambulacrários regenerar-se por completo. Assumir este pseudônimo por admirar a resiliência deste fascinante ser marinho.

Este blog narra os capítulos da minha jornada científica no estudo da vida. Se você acha que a Ciência é algo impossível para você, acompanhe aqui a história de uma mulher, latina, nordestina, descendente de Tabajaras e Quilombolas, moradora de periferia, estudante de escola pública, que ignorou todos que disseram que a vida acadêmica não era para ela, e está trilhando o caminho para o Doutorado.